Questão 47 do Concurso Câmara Municipal de Planaltina - Técnico de Informática (2021)

Tendo como principal função a distribuição e gestão de nomes para os computadores, serviços ou qualquer outro equipamento conectado à Internet e as redes em geral, o Sistema de Nomes de Domínio, do inglês Domain Name System, ou apenas DNS, é um sistema hierárquico que associa as informações atribuídas aos nomes de domínios e cada uma das entidades participantes. Uma de suas utilizações mais conhecidas é a associação dos nomes de domínio aos números de IPs que representam os serviços e equipamentos em uma rede. Sobre o DNS, suas características e usos, assinale a alternativa correta.

  • A Existem dois tipos de consultas iterativas: Authoritative, quando o servidor respondeu por já ter a resposta em seu cache local, e Non-authoritative, quando ele é o servidor responsável pelo domínio objeto da consulta.
  • B O TLD Nameserver é responsável por agrupar os domínios de acordo com um termo específico que os padroniza, o sufixo: “.com” ou “.org”, por exemplo.
  • C Os servidores que utilizam o DNS Reverso conseguem verificar a autenticidade de endereços, verificando se o endereço IP atual corresponde ao endereço IP informado pelo servidor DNS.
  • D O DNS é um sistema que contém uma lista de números de IPs e permite que usuários encontrem uma página por meio desses números.