Prefeitura Municipal de Cananéia - Professor - Ensino Fundamental (2020) Questão 45

Ladislau Dowbor, em Educação e apropriação da realidade local, assevera que a geração de conhecimentos sobre a realidade local e a promoção de uma atitude proativa para o desenvolvimento fazem parte evidente de uma educação que pode se tornar instrumento científico e pedagógico da transformação local. Sobre a globalização e o desenvolvimento local, o autor entende que

  • A a qualidade de vida não depende muito – ainda que possa sofrer os seus impactos – da globalização: depende da iniciativa local.
  • B a globalização impede os municípios de tomarem as rédeas do próprio desenvolvimento e ainda de resgatar o espaço local e buscar melhorias.
  • C quanto mais se desenvolve a globalização, mais as pessoas estão abandonando o espaço local e desistindo de melhorar as condições de vida no seu entorno imediato.
  • D tudo está globalizado, sendo as regras ditadas por corporações transnacionais, que se organizam entre diferentes nações atuando em vários países.
  • E asfaltamento, sistema de drenagem e infraestruturas do bairro são questões locais, mas sua melhoria passa antes por mudanças na concentração mundial do poder econômico.

Encontre mais questões

Voltar