Prefeitura Municipal de Barra Bonita - Operador de Equipamentos (2021) Questão 21

Gente grande complica demais


Quatro crianças no parquinho.


- Outro dia eu perguntei pro meu pai: "De onde vêm os bebês?" Ele ficou roxo, perdeu a fala e começou a gaguejar algo sobre a natureza, as borboletas, o amor, os homens e as mulheres... Não era mais fácil ele dizer que eu vim da barriga da mamãe?

- A minha mãe vive se descabelando. Ontem ela disse bem séria: "O sapato da Aninha ficou pequeno de novo, assim não dá!" Pra ela ficar feliz eu sugeri: "Mãe, não fique brava. Por que você não espera o sapato crescer? Se ele ficou pequeno, ele vai crescer novamente."

- Minha avó vive avisando minha mãe: "Pão engorda!" Bobagem. Eu peguei um pão escondido e passei a semana toda observando o danado. Vigiei toda hora, sem parar. E quem disse que o pão engordou?!

- No domingo fiquei furioso com meu pai. Ele disse que a gente ia experimentar umas azeitonas deliciosas. Eu nunca havia comido azeitona e estava ansioso. Ele abriu o pote, pegou uma azeitona e se deliciou: "Hummm!" Era hummm pra cá e pra lá. Eu pegava uma e, argh, que gosto horroroso, muito azedo, credo! Ele pegava outra e achava a delícia dos deuses: "Hummm!" Eu pegava uma e argh! Não dava. Aí eu entendi o lance e comecei a chorar.

- Ué, que lance?

Meu pai tava pegando as mais gostosas, aposto!

 https://yamashitatereza.wordpress.com/contos-minicontos-infantojuvenis/




A partir da leitura e interpretação do conto acima, é CORRETO dizer que:

  • A A criança que reclama do pão que não engorda quis dizer que passou uma semana comendo pão para testar se ele realmente engorda quem só se alimenta disso.
  • B A criança que comenta do sapato da Aninha quis dizer para a mãe que basta que a irmã o calce algumas vezes para que o calçado laceie um pouco e ceda no tamanho original, para ficar mais confortável.
  • C A criança que comenta do pai sem graça ficou frustrada porque gostaria que ele falasse mais da natureza, das cegonhas e fadas que trazem crianças em trouxas pelo céu.
  • D O final do conto é cômico porque a personagem não entendeu que seu pai estava comendo as mesmas azeitonas que ela, e não as mais gostosas que havia no prato. A diferença é que a criança ainda não gosta de comer esse tipo de coisa, diferente do pai, que adora azeitonas.

Encontre mais questões

Voltar