Instituto Federal Catarinense (IFC-SC) - Professor - História (2010) Questão 34

Uma das expressões consagradas acerca do universo agrário no Brasil é de José de Souza Martins na obra O Cativeiro da Terra. Segundo o autor: “(...) num regime de terras livres, o trabalho tinha que ser cativo; num regime de trabalho livre, a terra tinha que ser cativa.”
(MARTINS, J. O cativeiro da terra. 7ed. São Paulo: HUNITEC, 1998. p 32.)

A que contexto histórico o autor se refere:

  • A A elaboração da regulamentação do trabalho cativo e da mão-de-obra de imigrantes europeus durante os últimos anos da colonização portuguesa.
  • B As discussões acerca do sistema de distribuição de sesmarias a colonos imigrantes durante o Império durante o século XIX.
  • C A elaboração da Lei de Terras de 1850 e as leis abolicionistas, iniciadas com a extinção do tráfico negreiro, que eram discutidas pelo Império na segunda metade dos oitocentos.
  • D As discussões entre a regulamentação da imigração européia para o Brasil e o processo de cercamento dos campos na primeira metade dos oitocentos.
  • E A elaboração da Lei de Terras que conjuntamente com a primeira constituição brasileira, de 1824, estabelecia a relação entre a propriedade da terra e a mão-de-obra cativa.

Encontre mais questões

Voltar