Tribunal de Contas do Estado do Rio de Janeiro (TCE-RJ) - Analista de Controle Externo - Organizacional - Pedagogia (2012) Questão 14

Em geral assumimos que as pessoas sabem fazer determinada coisa quando elas dominam essa ação de forma individual, sem a ajuda de terceiros. Por exemplo, quando uma criança amarra os próprios sapatos, sem a ajuda de um adulto, ela nos passa a ideia de já saber realizar essa tarefa. Segundo a perspectiva sociointeracionista de Lev Seminovitch Vygotski, interpretar o exemplo acima implicaria dizer, em relação a essa criança, que:

  • A “amarrar os sapatos” pode ser compreendido como seu nível de desenvolvimento potencial, pois foi uma potencialidade dela que se desenvolveu;
  • B executar tarefas mais complexas a partir “de amarrar os sapatos” caracteriza o seu nível de desenvolvimento real, pois ela reúne todas as condições de desenvolvê-las;
  • C “amarrar os sapatos” é uma tarefa naturalmente inerente à ontogênese do homem;
  • D seu nível de desenvolvimento proximal, neste momento, é “saber amarrar os próprios sapatos”;
  • E sua capacidade de “amarrar os sapatos” de forma independente é identificada como nível de desenvolvimento real.