Prefeitura Municipal de Aracati - Arquivista (2019) Questão 50

Ao longo do desenvolvimento informacional da sociedade contemporânea, a figura do arquivista acumulador de papel deixou de ser sustentável. Atualmente, o arquivista deve ser, acima de tudo, um gestor. Para que esse profissional exerça suas funções de maneira adequada e eficiente é preciso um maior inter-relacionamento dos mais diversos campos do saber com a arquivologia. Machado (1996) ensina que se deve buscar a superação do conhecimento meramente técnico, ou seja, deve-se buscar uma visão mais ampla das funções do arquivista. Sobre o assunto, assinale a alternativa correta.

  • A Devem-se buscar subsídios nos conhecimentos técnicos e nas tecnologias empregadas, pois o aparato tecnológico é o meio exclusivo para o atingimento de objetivos e resultados com eficiência e eficácia.
  • B Devem-se buscar subsídios nos conhecimentos da administração geral, para tentar evidenciar que, sem eles, a técnica e as tecnologias empregadas, além de terem valor reduzidos, dificilmente concorrerão para o atingimento de objetivos e resultados com eficiência e eficácia.
  • C Devem-se buscar subsídios, primordialmente, nos conhecimentos históricos, tendo em vista que a arquivologia serve à história como uma ciência auxiliar e, portanto, é este saber que vai possibilitar o atingimento de objetivos e resultados com eficiência e eficácia.
  • D Devem-se buscar subsídios exclusivamente nos conhecimentos jurídicos, pois a arquivologia lida primordialmente com documentos públicos, e no que se refere à administração pública, o ordenamento jurídico deve ser sempre o principal norte regulador.

Encontre mais questões

Voltar