Advocacia Geral da União (AGU) - Diversos Cargos (IDECAN - 2014) Questão 30

Em busca de consenso entre o governo da Venezuela e a oposição no país, a comissão de chanceleres da União de Nações Sul-Americanas (Unasul) concluiu hoje (19 de maio de 2014) uma série de reuniões com representantes do governo, da Nunciatura Apostólica Católica e da Mesa da Unidade Democrática (MUD), que reúne a coalisão de partidos opositores venezuelanos. Após os encontros, até tarde da noite de hoje, a Unasul não se pronunciou sobre o resultado obtido durante os dois dias de conversações em Caracas. A comissão da Unasul visitou o país depois de a oposição suspender as conversações, devido à prisão de estudantes há três semanas. A comissão é formada pelos chanceleres do Brasil, Luiz Alberto Figueiredo; da Colâmbia, María Angela Holguín; e do Equador, Ricardo Patiño.

(Disponível em: http://agenciabrasil.ebc.com.br/internacional/noticia/2014-05/unasul-conclui-reuniao-com-governo-venezuelano-opositores-e-igreja. Acesso em: 19/05/2014, às 23h47.)



A comissão de chanceleres tem a(s) função(ões) de
  • A apoiar o governo da Venezuela, já que o país é integrante do Unasul, buscando sempre defender seus interesses.
  • B lutar pelos interesses da população, tornando-se porta voz de suas reivindicações junto ao governo venezuelano.
  • C determinar as sanções que serão impetradas contra o governo da Venezuela, se a oposição tiver razão no conflito.
  • D ouvir as partes envolvidas no problema e decidir sobre qual delas recai a razão para que o bloco assuma posicionamento.
  • E observar e mediar os diálogos entre o governo e a oposição, a fim de tentar resolver o conflito interno existente no país.

Encontre mais questões

Voltar