Questão 31 do Concurso Prefeitura Municipal de São Gonçalo do Rio Abaixo - Enfermeiro (2017)

“No último dia 4 de novembro, entrou formalmente em vigor o Acordo de Paris, aprovado na 21ª Conferência da ONU sobre o Clima, há cerca de um ano. O texto, ratificado pelo Brasil em 12 de setembro, estabelece como uma de suas bases a métrica ‘carbono’ como unidade de medida para a economia internacional.”

(Disponível em: http://infoamazonia.blogosfera.uol.com.br/2016/11/11/especialista-ve-com-preocupacao-insercao-do-brasil-no-mercado-de-carbono.)

Essa “métrica carbono” se refere:

  • A Ao enfrentamento da poluição pela utilização em larga escala de novas tecnologias que anulam os efeitos causados pelo CO2 a nível mundial.
  • B Aos valores, objetivos e confiáveis, que servirão de parâmetro para “controlar” o quanto cada país da América pode emitir de carbono na atmosfera.
  • C À estruturação de um mercado interno em que empresas e regiões impedirão a poluição, o desmatamento, a contaminação e a destruição ambiental.
  • D À mensuração de ativos da natureza com as chamadas “emissões de carbono” – que seriam contabilizadas em toneladas de CO2 emitidas na atmosfera.