Prefeitura Municipal de Viana - Auditor Fiscal de Tributos - Ciências Contábeis (2019) Questão 41

No amplo contexto na gestão empresarial, surge a Controladoria como ferramenta de auxílio dos Gestores. No intuito de auxiliar no processo de controle econômico, financeiro e contábil, a área da Controladoria utilizando-se de ferramentas técnicas de sistemas ERP, metodologias gerenciais de custos, planejamento e finanças corporativas, contemplando o alinhamento na utilização das Normas Contábeis vigentes e a ampla legislação tributária (seja ela Municipal, Estadual ou Federal), auxiliará o gestor empresarial no monitoramento das operações empresariais que gerarão resultados financeiros, contábeis e econômicos da Entidade Empresarial. Sobre o tema, marque o item INCORRETO:
  • A A controladoria no processo de gestão empresarial tem por finalidade gerar informações econômicas, financeiras e contábeis das rotinas operacionais passadas (contabilidade financeira), presente (mediante análises gerenciais) e futuras (planejamento econômico), para a tomada de decisão e análise das variáveis que impactam nas operações empresariais.
  • B Todavia, uma controladoria, alinhada com as necessidades de geração de informações no processo de gestão empresarial, necessita da interação do sistema de controladoria com as práticas de gestão adotadas pelas empresas, bem como a sinergia com o processo operacional da entidade empresarial controlada. Tal necessidade decorre das mutações empresariais que ocorrem em decorrência de variáveis internas e externas que a entidade empresarial está sujeita.
  • C A controladoria, para o sentido amplo de seu papel no processo de auxílio nas tomadas de decisões na gestão empresarial, necessita padronizar as variáveis sistêmicas e estruturais de cada entidade empresarial, unidade de negócios ou segmento empresarial, por meio de relatórios unificados, informações aprofundadas e padronização nos critérios de mensuração de desempenho empresarial.
  • D Sua estrutura contempla todo o fluxo sistêmico e operacional que envolve a controladoria no processo de geração de informações para os gestores empresariais, desde os aspectos de funcionalidades dos Sistemas de Gestão Empresarial (ERP), quanto às funcionalidade da controladoria, à geração de informações aos stakeholders internos e externos até os critérios e ferramentas técnicas para a mensuração dos resultados apurados pela controladoria e seus alinhamentos operacionais com as áreas da entidade empresarial.