Polícia Militar do Estado do Pará (PM-PA) - Aspirante da Polícia Militar (2012) Questão 33

A crise sociopolítica interna predominante no período da República Romana, entre 509 a.C e 27 a.C., foi promovida:

  • A pelos levantes de escravos estimulados pelas revoltas plebeias, que colocaram em cheque o sistema monárquico anterior e promoveram o surgimento de um regime republicano de perfil democrático.
  • B pela disputa entre patrícios e plebeus em torno do poder político: os primeiros, pela manutenção de seu status dominante; os segundos, por maior participação na vida política da cidade.
  • C pela expansão territorial da colonização romana permitida pelas guerras de conquista que se estenderam durante todo o período republicano, o que serviu de válvula de escape para os conflitos entre patrícios e escravos.
  • D pela ascensão política do senado romano, instituição profundamente republicana, que promoveu radicais transformações na ordem sociopolítica, orientadas para a concessão de direitos políticos a todos os estratos sociais.
  • E pelo permanente estado de guerra em que viveram os cidadãos romanos durante todo o regime republicano. Guerras, como as cartaginesas, criaram um estado de instabilidade social, matriz de revoltas constantes entre a população romana.

Encontre mais questões

Voltar