Questão 26 do Concurso Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso (IF-MT) - Secretário Executivo (2015)

As atividades secretariais vêm sendo modificadas, visando atender as transformações da sociedade, das organizações e do mercado de trabalho. O perfil do secretário, antes restrito a técnicas e operações simplificadas, agora engloba atribuições, competências e responsabilidades em nível gerencial, ampliando as possibilidades de atuação nas diferentes estruturas organizacionais. (TAGLIARI, M.F.C.; DURANTE, D. G. Gestão Secretarial: semelhanças entre competências gerenciais e secretariais. IN Secretariado Executivo em Revist@, v.05, 2009.) Com base no exposto acima, em relação ao histórico e transformações das atividades do profissional de Secretariado Executivo, assinale a afirmativa INCORRETA.
  • A No Brasil, a visibilidade do profissional de secretariado ocorreu a partir da década de 1950, período em que se destacavam apenas as técnicas secretariais de servilidade, sem participação no processo decisório institucional.
  • B No Brasil, a partir da década de 1970, inicia-se o treinamento para secretárias e o surgimento das primeiras associações de classe e na década de 1980, há a regulamentação da profissão, o fortalecimento do movimento da classe e a criação da FENASSEC – Federação Nacional das Secretárias e Secretários.
  • C A partir da década de 1990, o Secretário Executivo obteve um avanço significativo no que diz respeito às atribuições da sua profissão. Passou a desempenhar papéis fundamentados na gestão e na assessoria organizacional, participando ativamente dos processos administrativos e decisórios.
  • D Desde a Idade Média, a função da secretária é restrita às mulheres, sendo que as primeiras secretárias da história foram as escribas, que desenvolveram um sistema de anotação rápida: a taquigrafia.