Polícia Militar do Estado de São Paulo (PM-SP) - Aspirante da Polícia Militar (2019) Questão 36

                                       O amor na era digital


      O amor no tempo das cartas era belo e romântico, com suas longas e dolorosas esperas e dúvidas, com cartas roubadas, indispensáveis em qualquer novela. Mas o WhatsApp, o Skype e o e-mail, além do telefone, tornaram viver um amor em algo muito diferente. E muito melhor.

      Acabou a distância e o tempo entre as mensagens. Na verdade, o que os olhos veem o coração sente. Falar vendo os olhos e as expressões do ser amado na tela é quase tão bom quanto ao vivo.

      Uma das melhores novidades é a DR1 digital. Esfrie a cabeça, pense bem no que o incomoda, provoca dúvidas e o faz sofrer, escreva com cuidado. Receba as queixas, os medos e as dúvidas do outro com atenção, leia várias vezes. Responda pensando bem, revisando e equilibrando o que escreveu, frequentemente há exageros. Só mande no dia seguinte, depois de reler com cuidado o que disse: vale o escrito!

      Uniões são salvas e brigas feias de casal são evitadas pelo e-mail ou pelo zap, que ainda criam a garantia de promessas, acordos e desculpas por escrito. Para serem lidos e relidos e eventualmente cobrados ou discutidos. É bem mais fácil admitir erros por escrito do que no calor de uma discussão, e muito mais eficiente.

                                 (Nelson Motta. https://oglobo.globo.com, 12.04.2019. Adaptado)

1 DR: discussão de relacionamento. 



Assinale a alternativa que apresenta uma explicação correta acerca da pontuação.

  • A Em “O amor no tempo das cartas era belo e romântico, com suas longas e dolorosas esperas e dúvidas, com cartas roubadas” (1° parágrafo), as vírgulas sinalizam o emprego de expressões que descrevem o amor no tempo das cartas.
  • B Em “Na verdade, o que os olhos veem o coração sente.” (2° parágrafo), a vírgula marca a omissão de um verbo ao qual se subordina o conteúdo do restante da frase.
  • C Em “Esfrie a cabeça, pense bem no que o incomoda, provoca dúvidas e o faz sofrer, escreva com cuidado.” (3° parágrafo), todas as vírgulas estabelecem o encadeamento de ações que se sucedem cronologicamente.
  • D Em “Só mande no dia seguinte, depois de reler com cuidado o que disse: vale o escrito!” (4° parágrafo), a vírgula é obrigatória por introduzir uma oração que expressa uma consequência para a oração que a antecede.
  • E Em “Uniões são salvas e brigas feias de casal são evitadas pelo e-mail ou pelo zap, que ainda criam a garantia de promessas, acordos e desculpas por escrito.” (4° parágrafo), a primeira vírgula introduz uma oração que expressa uma explicação para “brigas feias de casal”.

Encontre mais questões

Voltar