Assembleia Legislativa do Estado de Roraima (AL-RR) - Enfermeiro (2018) Questão 21

Segundo a Política Nacional de Atenção às Urgências/Ministério da Saúde, ambulância é um veículo terrestre, aéreo ou aquaviário destinado exclusivamente ao transporte de doentes. Em relação à ambulância e equipamentos de suporte avançado de vida no atendimento pré-hospitalar, leia as seguintes afirmações:


I. É um veículo destinado ao atendimento e transporte de pacientes de alto risco em emergências pré-hospitalares e/ou de transporte inter-hospitalar que necessitam de cuidados médicos intensivos. Deve contar com os equipamentos médicos necessários para essa função.

II. É um veículo de atendimento de urgências pré-hospitalares de pacientes vítimas de acidentes ou pacientes em locais de difícil acesso, com equipamentos de salvamento (terrestre, aquático e em alturas).

III. Esse tipo de ambulância deve dispor apenas de materiais e equipamentos básicos como sinalizador óptico e acústico; equipamento de radiocomunicação em contato permanente com a central reguladora; maca com rodas; suporte para soro e oxigênio medicinal.

IV. A tripulação da ambulância deve ser constituída por 3 profissionais, sendo um motorista, um enfermeiro e um médico.


A alternativa que contempla plenamente as afirmações CORRETAS é a seguinte:

  • A II
  • B II e III
  • C I e IV
  • D II, III e IV

Encontre mais questões

Voltar