Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro (IF-RJ) - Engenheiro Agrônomo (2010) Questão 25

As operações efetuadas nas fases de colheita, pós-colheita e comercialização do tomate são distintas, conforme a finalidade do produto: agroindústria ou mesa.

Sobre essas fases, é INCORRETO afirmar que,
  • A os plantios efetuados na primavera-verão enfrentam condições agroclimáticas mais favoráveis, inclusive com menor incidência de problemas fitossanitários, resultando em menor oferta de tomate de março a maio.
  • B na colheita de frutos para a agroindústria é imprescindível que os frutos completem a maturação nas plantas, para desenvolverem coloração vermelha intensa e, também, o máximo de sabor e aroma.
  • C o ponto de colheita dos frutos destinados diretamente à mesa depende do mercado consumidor, entretanto para o envio de frutos a mercados distantes, eles são colhidos logo que atingem o ponto de maturação fisiológica.
  • D os frutos do tipo Santa Cruz são classificados pelo diâmetro transversal, segundo as normas de cada local de comercialização, sendo separados empiricamente em “graúdos", “médios" e “miúdos".
  • E a embalagem tradicional para venda dos frutos de tomate é a caixa tipo “K", uma embalagem completamente inadequada, inclusive por danificar os frutos.

Encontre mais questões

Voltar