Questão 89 do Concurso Tribunal de Justiça do Estado do Mato Grosso do Sul (TJ-MS) - Tecnologia da Informação (2017)

Os ambientes da organização podem ser entendidos como tudo que circunda ou envolve a organização e suas pessoas por todos os lados. O mapeamento ambiental da organização ou a análise do seu meio ambiente pode ser elaborado por meio da técnica das forças e fraquezas, ameaças e oportunidades. A técnica é chamada em inglês SWOT (Strengths, Weakness, Opportunities, Threats). Sobre esta técnica, é CORRETO afirmar:

  • A As forças da organização são as variáveis internas que propiciam condições favoráveis para a organização em relação ao seu ambiente externo (concorrentes). São características ou qualidades da organização que são tangíveis para compor o mapeamento da matriz.
  • B As forças da organização são as variáveis necessariamente controláveis que propiciam condições favoráveis para a organização em relação ao seu ambiente externo (concorrentes).
  • C As fraquezas da organização são as variáveis externas que propiciam condições desfavoráveis para a organização em relação ao seu ambiente externo (concorrentes). São características ou qualidades da organização que são tangíveis para compor o mapeamento da matriz.
  • D A aplicação da Matriz SWOT é possível ser empregada apenas no nível estratégico da organização, tendo em vista suas análises de ambiente interno e externo, não sendo possível adotar tal técnica em níveis menores com o da Tecnologia da Informação.
  • E As oportunidades são as variáveis controláveis pela organização que podem criar condições favoráveis, desde que a organização tenha condições e interesse de usufruí-las.