Prefeitura Municipal de Honório Serpa - Enfermeiro (2019) Questão 21

A PORTARIA 2436 DE 21 DE SETEMBRO DE 2017 que aprova a Política Nacional de Atenção Básica, estabelecendo a revisão de diretrizes para a organização da Atenção Básica, no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS). De acordo com esta Portaria, assinale a alternativa INCORRETA.

  • A Recomenda-se que as Unidades Básicas de Saúde tenham seu funcionamento com carga horária mínima de 40 horas/semanais, no mínimo 5 (cinco) dias da semana e nos 12 meses do ano, possibilitando acesso facilitado à população.
  • B A população adscrita por equipe de Atenção Básica (eAB) e de Saúde da Família (eSF) deve ser de 2.000 a 3.500 pessoas, localizada dentro do seu território, garantindo os princípios e diretrizes da Atenção Básica.
  • C Horários alternativos de funcionamento podem ser pactuados através das instâncias de participação social, desde que atendam expressamente a necessidade da população, não ultrapassando a carga horária mínima de funcionamento da Unidade Básica de 30horas\semanais descrita.
  • D Cabe ao gestor municipal realizar análise de demanda do território e ofertas das Unidades Básicas de Saúde (UBS) para mensurar sua capacidade resolutiva, adotando as medidas necessárias para ampliar o acesso, a qualidade e resolutividade das equipes e serviços da sua UBS.

Encontre mais questões

Voltar