Instituto de Administração Penitenciária do Estado do Acre (IAPEN) - Enfermeiro (IBADE - 2020) Questão 33

O mundo está envelhecendo. Tanto isso é verdade que estima-se para o ano de 2050 que existam cerca de dois bilhões de pessoas com sessenta anos e mais no mundo, a maioria delas vivendo em países em desenvolvimento. No Brasil, estima-se que existam, atualmente, cerca de 17,6 milhões de idosos. A Organização Pan-Americana de Saúde (OPAS) define envelhecimento como “um processo sequencial, individual, acumulativo, irreversível, universal, não patológico, de deterioração de um organismo maduro, próprio a todos os membros de uma espécie, de maneira que o tempo o torne menos capaz de fazer frente ao estresse do meio-ambiente e, portanto, aumente sua possibilidade de morte”. No acolhimento à pessoa idosa os profissionais de saúde devem estar atentos, entre outros aspectos, para:

  • A o fato de que o envelhecimento é um processo natural, de diminuição progressiva da reserva funcional dos indivíduos – senescência - o que está associado a condição patológica que requer assistência - senilidade.
  • B o estabelecimento de uma relação respeitosa, considerando que, com a experiência de toda uma vida, as pessoas se tornam em geral mais sábias, desenvolvem maior senso de dignidade e prudência e esperam ser reconhecidas por isso.
  • C o pressuposto de que o idoso não é capaz de compreender as perguntas que lhe são feitas ou as orientações que lhe são fornecidas, portanto, solicita-se sempre a presença de um acompanhante.
  • D é necessário chamar a pessoa idosa por seu nome sem manter contato visual, aumentar o volume da voz ao conversar, preferencialmente, de frente e em local iluminado, considerando um possível declínio visual ou auditivo.
  • E a utilização de uma linguagem clara, com a adoção de termos técnicos para melhor compreensão pelo idoso.

Encontre mais questões

Voltar