Câmara Municipal de Caruaru - PE - Técnico Legislativo (2015) Questão 59

No processo de mundialização [globalização] observa-se uma difusão de normas padronizadas seja no processo político, seja na produção industrial, seja nas trocas monetárias, etc. Essas normas poderiam ser comparadas a uma forma de linguagem simplificada. [...]
Blandine Ripert. Mundo (s). As « culturas » entre a uniformização e a fragmentação. In J, Lévy. L’ Invention du Monde. Sciences Po. Les Presses. 2008, p. 188

Esse aspecto da globalização se justifica pela necessidade de
  • A eliminarem-se as diferenças culturais, verdadeiro obstáculo para que o processo de globalização se torne de fato um processo mais real.
  • B pressionar e transformar as leis e normas dos países menos desenvolvidos que ainda resistem a integrar-se ao processo de globalização.
  • C dificultar a circulação das mercadorias de países de cultura e regras diferentes, como a China, e quebrar sua força de concorrência no mundo global.
  • D facilitar e permitir, segundo os padrões de uma economia de escala, uma simplificação e maior rapidez nas trocas comerciais.
  • E facilitar o desenvolvimento que a globalização gera, retardado pela diversidade cultural que mantém vários povos do mundo numa condição de atraso.

Encontre mais questões

Voltar