Instituto de Administração Penitenciária do Estado do Acre (IAPEN) - Enfermeiro (IBADE - 2020) Questão 55

O modo como a comunicação ocorre afeta a vida humana no que diz respeito aos relacionamentos interpessoais. Assim, entender esse processo, seus determinantes e as suas consequências, aumenta a capacidade do indivíduo de compreender e conseguir superar as dificuldades relacionadas à comunicação no seu ambiente de trabalho, uma vez que o processo de comunicação é complexo e ultrapassa o sentido das palavras, envolvendo gestos e expressões. É correto afirmar que em relação à comunicação no processo de trabalho de enfermagem:

  • A há elementos inter-relacionados que o estruturam, quais sejam: fonte, o codificador, a mensagem, o canal, o decodificador e o receptor.
  • B em um relacionamento interpessoal frágil e pobre, podem ocorrer falhas no processo de comunicação e, consequentemente, ruídos e barreiras. Por esse motivo, é importante que a subjetividade e questões pessoais não sejam levadas para o ambiente profissional.
  • C é fundamental respeitar os membros do sistema, inclusive o chefe. Respeitando-se a hierarquia sem questionamentos ou exposição do contraditório, se consegue prestar uma assistência com qualidade.
  • D o uso de palavras e expressões sofisticadas são atributos de hierarquia, valorizam os papéis de cada um na equipe e auxiliam a interação e o trabalho conjunto.
  • E as hierarquias e autoridades devem guiar o trabalho e as decisões para que se evitem desordens. Sendo rígidas e consistentes, os outros profissionais poderão obter melhores resultados em saúde, pois terão maior definições para alcançar os objetivos do cuidado.

Encontre mais questões

Voltar