Questão 26 do Concurso Companhia Docas da Paraíba (Docas - PB) - Administrador (2015)

Segundo Cardoso, em agosto de 1995 foi encaminhado ao Congresso Nacional O Projeto de Emenda Constitucional n° 173 que versava sobre a reforma do Estado brasileiro. Deste modo, o governo inaugura uma nova ofensiva contra os direitos sociais instituídos com a Constituição Federal de 1988. Amparado pela popularidade e legitimidade adquiridas nas urnas, o novo Presidente na época inicia seu governo organizando uma ampla reforma nas políticas e nos aparelhos do Estado pretendendo reduzir o “custo Brasil”, solucionar a crise da economia brasileira e garantir as condições de inserção do país na economia globalizada.

 Com base no texto acima e seguindo a reforma do Estado Brasileiro da década de 90 e em busca de uma luta ideológica que apresentava os direitos sociais como privilégios e entraves ao desenvolvimento econômico o então presidente na época realizou:

  • A O aumento dos gastos públicos e a estatização de novas empresas.
  • B A diminuição dos gastos públicos, a privatização das empresas estatais e a abertura do mercado de investimentos transnacionais.
  • C Acriação de novos ministérios e fechamento do mercado de investimentos.
  • D Adiminuição dos gastos públicos, a estatização de novas empresas e o fechamento do mercado de investimentos transnacionais.