Questão 39 do Concurso Centro de Instrução e Adaptação da Aeronáutica (CIAAR) - Primeiro Tenente (2015)

Esta questão foi anulada pela banca organizadora.

“Criança de cinco anos, com febre que ultrapassa 38º, com queixa de dor em MID, região do quadril e que se estende pela face anterior da coxa, de início súbito, com claudicação durante a marcha e limitação funcional do membro. Quadro de início há dois dias, são feitas investigações laboratoriais com hemograma, PCR, VHS, Fator reumatoide e urina, que estão todos dentro dos limites de normalidade. Radiografia simples evidencia leve derrame articular e nenhum sinal de anormalidade da estrutura óssea. A mãe relata quadro de amigdalite bacteriana recente, precedendo os sintomas.” Assinale a alternativa incorreta, com base na hipótese diagnóstica mais provável para o quadro apresentado. 

  • A É a causa mais comum de dor e claudicação na infância.
  • B É esperada uma evolução benigna e de resolução de curta duração.
  • C O tratamento inicial se baseia, entre outras medidas, em punção da articulação, e uso de medicação sintomática analgésica e anti-inflamatória.
  • D Paciente deve ficar em observação, pois a hipótese mais provável não pode inicialmente ser diferenciada da doença de Legg-Calvé-Perthes em sua apresentação inicial.