Questão 26 do Concurso Prefeitura Municipal de Areial - Professor - História - CPCON (2021)

“Vivemos um tempo de crise. Um tempo de coronavírus. A pandemia colocou para as sociedades, em termos mundiais, uma nova realidade. Especificamente uma realidade em que a escola foi suspensa. Pela primeira vez, talvez, em um século, vivemos um momento em que a escola se torna uma realidade virtual. A escola passou a ser uma instância posta em uma tela de computador. O coronavírus impactou a escola. Impactou a escola porque os estudantes deixaram de ir para a escola. Impactou a escola porque, neste momento, os professores não têm mais a escola como seu território. E as aulas, quiséssemos nós ou não, passaram a ser dadas de maneira remota.” (BOTO, 2020)
O texto acima nos ajuda a realizar algumas reflexões sobre o processo de ensino e aprendizagem a partir de novas práticas sociais de comunicação. Ao buscar relacionar estas mudanças com o momento de isolamento social experimentados nestes tempos de pandemia, é CORRETO afirmar:
I- O processo de ensino e aprendizagem está severamente afetado e as aulas remotas de História fazem parte de toda uma nova experiência escolar que impacta a vida de alunos(as), professores (as), familiares e gestores (as). II- O Ministério da Educação do Brasil determinou o fim da Escola como a conhecemos desde a era moderna e as aulas, no póspandemia, serão realizadas exclusivamente na forma de Educação a Distância (EAD). III- Para os professores de História, não há impacto negativo com as atividades de ensino remoto, porque este campo de saber se apropria da internet e das novas linguagens com muita perspicácia desde que todas as Escolas e Universidades do país realizaram, em definitivo, o processo de inclusão digital. IV- Toda a discussão sobre ensino, escola, cultura escolar e práticas educativas no pós-pandemia é desnecessária porque são tentativas de previsão futurística e dificilmente a escola será afetada por este momento de crise da saúde mundial.
É CORRETO o que se afirma apenas em:

  • A III e IV.
  • B II, III e IV.
  • C I.
  • D II.
  • E IV.