Prefeitura Municipal de Novo Hamburgo - Técnico em Iluminação (2020) Questão 33

O microfone é uma das peças essenciais de um sistema de áudio e pode ser classificado quanto à sua polaridade ou quanto à sua forma de transdução. Em relação à polaridade, pode ter diversas aplicações. Sendo assim, observe o diagrama polar do microfone da seguinte figura e assinale a alternativa que melhor corresponde à sua aplicação.


  • A Hipercardioide: o diafragma polar se estreita, com o lóbulo posterior maior e provocado pelo som que entra pelas aberturas traseiras. Esse microfone deve ser utilizado para linguagem radiofônica e que, em situações ao vivo, permanece ligado ao retorno de som, sem risco de provocar realimentação acústica.
  • B Bidirecional: nesse microfone, o cancelamento ocorrerá exatamente nos ângulos de 90 graus, sendo utilizado para entrevistas com repórter e entrevistado frente a frente.
  • C Cardioide: esse tipo de microfone é unidirecional, favorecendo apenas uma direção, aquela que está na frente do microfone. Pode ser utilizado em palestras e em entrevistas jornalísticas para televisão.
  • D Supercardioide: nesse microfone a intensidade de ganho de som é constante para qualquer direção, como em um círculo. É ideal para situações de captação de som para cinema e audiovisual.
  • E Cardioide: o diafragma desse microfone está denominado como figura de oito, sendo utilizado na técnica de captação M-S em captação estéreo. Todo o som capturado vem a partir da velocidade do som capturada em 360 graus de todas as direções por esse microfone. É ótimo para situações de show ao vivo e palestras.

Encontre mais questões

Voltar