Fundação Hemocentro de Brasília - Distrito Federal (Fundação Hemocentro de Brasília - DF) - Diversos Cargos (IADES - 2017) Questão 24

“O governo e parte dos economistas associam, com frequência, a queda dos preços das commodities, nos últimos anos, à recessão que o Brasil atravessa. As commodities representam 65% do valor das exportações brasileiras, segundo levantamento das Conferências das Nações Unidas sobre Comércio e Desenvolvimento (UNCTAD) em 2014. As dez primeiras posições do ranking do Ministério do Desenvolvimento Industrial e Comércio Exterior (MDIC) de produtos mais exportados são ocupadas por commodities: 1° - soja; 2° - minério de ferro; 3° - petróleo; 4° - frango; e, 5° - açúcar.
Disponível em: <https://www.nexojronal.com.br/explicado/2016/03/ 31/As-commodities-e-seu-impacto-na-economia-do-Brasil>. Acesso em: 3 jan. 2017, com adaptações.
Acerca do tema apresentado, assinale a alternativa correta.

  • A A cana-de-açúcar é uma commodity vital para o Brasil, pois atende às necessidades de açúcar e de etanol do País e do mundo, não havendo concorrentes com esses produtos em nível internacional.
  • B O maior consumidor das commodities brasileiras na atualidade é o Japão, em virtude da respectiva formação geológica recente e do pouco espaço para a produção agrícola.
  • C O Brasil possui um grande intercâmbio comercial com os países do Brics, sobretudo no que tange às commodities, exceto com a China, com a qual o País não tem relações econômicas.
  • D A crise financeira do estado do Rio de Janeiro é associada exclusivamente à queda do preço do petróleo no mundo.
  • E No mercado, o termo commodity refere-se a produto básico, em estado bruto ou com baixo valor agregado e quase sem diferenciação, que pode ser negociado globalmente, em uma mesma categoria.

Encontre mais questões

Voltar