Secretaria de Estado de Saúde - Distrito Federal (SES-DF) - Psicologia (2020) Questão 116

Em um hospital pediátrico, solicitou-se avaliação psicológica para um menino de 10 anos de idade em razão de comportamento de choro incontido, inconsolável e persistente há dois dias. O paciente estava internado na unidade de terapia intensiva, em pós-operatório de neurocirurgia para retirada de tumor, e seguia acompanhado pela mãe. A genitora relatou que o paciente tem comportamento tipicamente tranquilo, é muito inteligente e gosta de jogar futebol e de brincar com o irmão mais novo. Contudo, após a realização da cirurgia, ele tem apresentado mudança repentina de comportamento, com choro incontido e inconsolável. A criança não tem histórico de transtorno mental e nunca esteve internada antes.


Considerando esse caso clínico e os conhecimentos relativos à avaliação psicológica no contexto hospitalar, julgue o item a seguir.


Além de instrumentos como entrevista e anamnese, no caso descrito, é imprescindível o uso de testes psicológicos para se avaliar a cognição da criança, uma vez que o paciente foi submetido a uma neurocirurgia e que tal intervenção pode afetar o funcionamento cerebral, prejudicando habilidades de autogestão emocional.

  • Certo
  • Errado

Encontre mais questões

Voltar