Superintendência da Polícia Técnica do Estado de Goiás (SPTC-GO) - Médico Legista de 3º Classe (2015) Questão 46

A respeito das alterações orgânicas produzidas pelos efeitos da pressão atmosférica, é correto afirmar que

  • A mecanismos compensatórios, como o aumento da amplitude dos movimentos respiratórios, a maior produção de glóbulos vermelhos, o aumento do número de capilares “permeáveis” e o aumento na concentração de mioglobina, não estão presentes nos casos de exposição crônica a um ambiente de alta altitude.
  • B a denominada “doença das montanhas”, na sua forma aguda clássica, é caracterizada pela ocorrência de um quadro pulmonar agudo, de aparecimento brusco, que pode não ter sintomas prévios de alerta. Em alguns casos, é tão rápido que o indivíduo parece estar-se afogando em seus próprios líquidos, com sons que lembram gargarejo (edema agudo de pulmão).
  • C são baropatias produzidas pela exposição do indivíduo a situações de “altas pressões”: barotrauma, intoxicação pelos gases hiperbáricos, descompressão rápida, doença da descompressão e barotrauma pulmonar.
  • D baropatias são alterações provocadas no organismo pela permanência em locais de baixa ou alta pressão, bem como as decorrentes de variações bruscas de pressão ambiental; também são incluídas as alterações produzidas pelas ondas de choque das explosões.
  • E o barotrauma tem como elemento fundamental, na sua ocorrência, o aparecimento de bolhas no interior dos líquidos orgânicos, levando a um quadro clínico polimorfo e de gravidade variável conforme a profundidade e o tempo de permanência submerso.

Encontre mais questões

Voltar