Questão 69 do Concurso Prefeitura Municipal de Morro Agudo - Fisioterapeuta (2020)

O câncer (CA) de mama é o tipo de câncer que mais acomete as mulheres, sua detecção precoce aumentou a possibilidade de tratamento cirúrgico e, consequentemente, a necessidade de uma equipe integrada que possa oferecer assistência tanto no pré-operatório quanto após a cirurgia. O papel da fisioterapia é principalmente prevenir complicações pós-cirúrgicas. Considerando essas informações, assinale a alternativa correta quanto ao tratamento fisioterapêutico após cirurgias para tratamento do CA de mama.

  • A O membro superior ipsilateral à cirurgia deve ser mantido em imobilização por quatro semanas após a cirurgia, estando liberado somente os exercícios para os membros inferiores e caminhada precoce.
  • B Exercícios de força para membros superiores estão contraindicados por doze semanas após cirurgias de CA de mama, pois aumentam a chance de ocorrer linfedema.
  • C Exercícios resistidos de membros superiores devem ser iniciados precocemente devido à perda de força muscular nestas pacientes.
  • D A mobilização livre do membro superior ipsilateral à cirurgia deve ser encorajada para prevenir aderências e facilitar a aplicação de radioterapia caso haja necessidade.
  • E Pacientes com CA em geral necessitam principalmente de repouso e estão liberados somente exercícios no leito por quatro semanas.