Corpo de Saúde da Marinha (CSM) - Cirurgião Dentista (2018) Questão 56

A síndrome do dente rachado (SDR) se caracteriza pela presença de uma rachadura envolvendo esmalte e dentina, que pode causar a fratura completa do dente e comprometer a integridade do remanescente dental. Sobre SRD, assinale a opção correta, de acordo com Baratieri et al. (2017).

  • A Em dentes com cavidades extensas e profundas e/ou com envolvimento de cúspides, são indicadas as restaurações diretas pela amplitude da perda de estrutura dental.
  • B O fator etiológico mais comum da SDR é a iatrogenia promovida durante os procedimentos restauradores, abrangendo o tipo de instrumento utilizado, a extensão do preparo cavitário e as propriedades dos materiais restauradores.
  • C O uso da luz através de fotopolimerizadores é o método de diagnóstico clínico mais tradicional e mais efetivo para a identificação de rachaduras nas superfícies proximais de dentes hígidos e restaurados, além de rachaduras verticais e horizontais supragengivais.
  • D Após o ajuste oclusal, a remoção da porção visível da rachadura e a persistência da sintomatologia, o dente comprometido deve ser estabilizado provisoriamente por meio da cimentação de uma banda ortodôntica
  • E Os dentes mais comumente afetados pela SDR são os molares superiores, seguidos pelos pré-molares e molares inferiores.

Encontre mais questões

Voltar