Corpo de Saúde da Marinha (CSM) - Cirurgião Dentista (2018) Questão 51

As sutilezas nas proporções e formato dos dentes e os contornos gengiva is formam a microestética e fazem parte da lista de problemas ortodônticos que necessitam de planejamento e tratamento. Com relação à microestética, é correto afirmar que:

  • A para uma boa aparência do sorriso, a largura visível do incisivo lateral (como pode ser observado no exame frontal) deve ser de 67% da largura do incisivo central; a largura visível do canino deve ser 67% daquela do incisivo lateral. Essa razão é referida como proporção áurea.
  • B o zênite gengival deve estar localizado distalmente em relação ao longo eixo dos incisivos laterais superiores, enquanto que o zênite gengival dos incisivos centrais e caninos superiores deve coincidir com seus longos eixos longitudinais.
  • C as alturas gengivais proporcionais são necessárias para se obter uma aparência dentária normal e atraente. Em geral, no incisivo central superior observa-se o nível gengival 1,5 mm mais alto que no incisivo lateral e na mesma altura do canino.
  • D a correção dos chamados triângulos negros requer a remoção do esmalte interproximal de forma que os dentes possam ser aproximados, a mudança da localização dos pontos de contato mais para incisai ou a combinação de ambas as condutas.
  • E a largura de um incisivo central superior deve ser de aproximadamente 85% de sua altura. A desproporção pode ser causada por erupção incompleta, desgaste incisai por atrito, altura gengival excessiva ou distorção herdada no formato da coroa dentária.

Encontre mais questões

Voltar