Secretaria de Estado de Educação do Acre (SEE-AC) - Assistente - Educação básica (IBADE - 2020) Questão 26

Considerando a formação geológica e a estrutura geomorfológica, o estado do Acre possui grande parte do seu território composto por formas desgastadas da Depressão da Amazônia Ocidental. Sobre este tipo de relevo, é correto a afirma que:

  • A com terrenos predominantemente sedimentares e altitudes variando entre 100 e 400 m, está localizado na porção meridional da Amazônia, intercalando-se com as terras dos planaltos residuais sul amazônicos.
  • B corresponde a uma enorme área de origem sedimentar no oeste da Amazônia, com altitudes em torno de 200 m, apresentando uma superfície aplainada, atravessada ao centro pelas águas do rio Amazonas.
  • C acompanha quase todo o vale do rio Araguaia e apresenta terrenos sedimentares, com uma topografia muito plana e altitudes entre 200 e 350 m. Em seu interior encontramos a planície do rio Araguaia.
  • D localizada no centro do país, encaixada entre os planaltos da bacia do Paraná, dos Parecis e do alto Paraguai, caracteriza-se pelo predomínio dos terrenos sedimentares de baixa altitude, variando entre 150 e 400 m.
  • E localizada na porção norte da Amazônia, entre o planalto da Amazônia oriental e os planaltos residuais norte amazônicos, com altitudes que variam entre 200 e 300 m. Com rochas cristalinas e sedimentares antigas, estende-se entre o litoral do Amapá e a fronteira do estado do Amazonas com a Colômbia.

Encontre mais questões

Voltar