(2013) Questão 31

O mundo não se pode dar ao luxo de abrir mão da mineração, que é um dos motores da economia global e que está na base do sistema industrial. Mas talvez possa ser possível fazê-la de uma forma mais eficiente.
É nessa direção que caminham os esforços de cientistas que pretendem substituir os métodos tradicionais da atividade mineradora por outros, que se aproveitam do trabalho silencioso e invisível dos micro-organismos, particularmente bactérias em um processo de biomineração. Bactérias naturalmente encontradas junto a grandes depósitos de minérios de cobre, de níquel, e de ouro vêm sendo estudadas por cientistas, que buscam uma forma economicamente viável de extrair esses minerais da natureza, por meio de um processo conhecido como biolixiviação ou bio-hidrometalurgia.
A grande vantagem, é que, na biomineração, a liberação do material de interesse não exige queima, como nos métodos tradicionais, o que elimina a emissão de gases poluentes, como o monóxido de carbono e o dióxido de enxofre.
Os micro-organismos mineradores consomem substâncias conhecidas como sulfetos, e os convertem em ácido sulfúrico, que acaba tornando solúveis os minérios de interesse econômico. Estes, por sua vez, são recuperados posteriormente, na forma sólida.
Cerca de 20% do cobre produzido no mundo já é extraído por biomineração e boa parte dele vem do Chile, onde o processo está mais desenvolvido, graças ao trabalho de cientistas com a calcopirita, CuFeS2, o minério bruto de onde é extraído o cobre. (BIOMINERAÇÂO..., 2012).


Considerando-se o processo de biomineração do cobre a partir de calcopirita, CuFeS2, por ação de micróbios mineradores mencionados no texto, é correto afirmar:

  • A A conversão da calcopirita em ácido sulfúrico por micro-organismos leva à formação de sulfatos solúveis de cobre e de ferro, representados, respectivamente, pelas fórmulas CuSO4 e FeSO4.
  • B O sulfato de cobre é extraído da biomassa de micro-organismos por meio de solventes, como o querosene e, em seguida, é concentrado por destilação simples.
  • C Os micro-organismos cultivados reduzem o enxofre na calcopirita a enxofre +VI, no ácido sulfúrico em uma etapa do processo de oxirredução do minério.
  • D A calcopirita é um sal duplo em relação ao ânion e, por essa razão, necessita de ação de dois tipos de micro-organismos para ser decomposta.
  • E O estado de oxidação do enxofre na calcopirita é −I.