Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Roraima (IF-RR) - Professor - Ciências Sociais (2015) Questão 17

O Programa Bolsa-Família é uma política pública destinada ao alívio da pobreza, mediante a transferência de renda e que conseguiu reduzir significativamente a extrema pobreza nos últimos anos, permitindo um processo de mobilidade social que ainda causa divergência no pensamento sociológico. Sobre o tema da mobilidade social, pode-se afirmar que:

  • A a mobilidade é um processo típico das sociedades medievais.
  • B a industrialização e a migração rural-urbana foram fatores determinantes de mobilidade social descendente no século XVIII.
  • C o quadro de desigualdades sociais em fins do século XX ensejou movimentos de reformas que contemplassem setores atingidos com maior intensidade pela exclusão social com medidas de transferência de renda.
  • D a globalização em curso desde os fins do século passado agregou elementos de inclusão social e mobilidade social ascendente em todos os países que aderiram ao receituário neoliberal.
  • E o processo de modernização conservadora no século XX possibilitou uma revolução burguesa de caráter jacobino que permitiu a criação em fins dos anos 1990 de mecanismos que permitiram maior equidade social.

Encontre mais questões

Voltar