Prefeitura Municipal de Morro Agudo - Cirurgião-Dentista - Buco-Maxilo-Facial (2020) Questão 53

Com relação às fraturas de processo alveolar, é correto afimar:

  • A os locais onde há menor probabilidade de ocorrer fratura óssea são na lâmina cortical vestibular na altura do canino superior, na lâmina cortical vestibular na altura dos molares superiores (especialmente do primeiro), em porções do assoalho do seio maxilar associadas aos molares superiores, na tuberosidade maxilar e no osso vestibular dos incisivos inferiores.
  • B a causa menos provável de fratura do processo alveolar é o uso de força excessiva com o fórceps.
  • C quando se observa que existe grande probabilidade de fratura óssea, não se deve considerar extração por meio de técnica cirúrgica, pois, com esse método, o cirurgião pode remover maior e menos controlada quantidade de osso.
  • D o principal método para evitar essas fraturas é executar um cuidadoso exame clínico e radiográfico pré-operatório. Os cirurgiões devem avaliar a morfologia da raiz do dente a ser removido, bem como a proximidade das raízes com o seio maxilar, além da espessura da lâmina cortical vestibular sobre o dente a ser extraído.
  • E a idade é fator a ser considerado, pois o osso dos pacientes mais idosos é em geral mais maleável e, portanto, menos sujeito a ser fraturado que se expandir.

Encontre mais questões

Voltar