Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) - Técnico - Suporte em Infraestrutura de Transportes (2013) Questão 65

Em relação ao conteúdo central de concreto, é correto afirmar que:

  • A nas centrais de concreto os agregados graúdos são sempre armazenados em silos para evitar contaminação com solo e o aumento de sua umidade devido à incidência de chuvas; nestas unidades de produção, estes agregados serão sempre dosados em volume durante a produção do concreto.
  • B nas centrais de concreto o aglomerante cimento Portland é armazenado em sacos de papel Kraft, que são guardados em depósito com altura de pilha máxima de 10 sacos, sendo retirados apenas no momento da produção do concreto.
  • C nas centrais de concreto o agregado miúdo geralmente é estocado em área aberta, à ação de intempéries, fato este que conduzirá o aumento do fator água cimento do concreto na hora da dosagem e mistura.
  • D nas centrais de concreto o aglomerante cimento Portland é estocado em silos, sendo este produto conduzido à balança dosadora para proporcionamento e posterior misturas com os demais componentes do concreto.
  • E em todas as centrais de concreto do país, montadas em canteiro de obra, executam-se operações de resfriamento de agregados e água para produzir o concreto que será utilizado na construção da estrutura de rolamento de pavimento rígido, reduzindo, desta forma, os efeitos do calor de hidratação sobre a estrutura do pavimento a ser executado.