Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) - Administrador (2013) Questão 43

Para tornar a Administração Pública mais eficiente e menos burocrática, algumas medidas podem ser tomadas pelo agente público, tais como:
  • A exigir resultados positivos para o serviço público, pondo em vigência métodos idênticos aos da iniciativa privada, que tem realizado significativas transformações na área de atendimento ao público, traduzidas em termos de qualidade, rapidez e retorno nos investimentos realizados.
  • B estabelecer um sistema de gerenciamento batizado pela expressão “Choque de Gestão”, a ser aplicado nos processos de trabalho dos órgãos públicos, com o objetivo de extinguir progressivamente os elementos racional-legais (componente burocrático) e de reforçar os elementos tradicionais da administração (componente patrimonialista).
  • C fazer com que a boa prestação dos serviços contribua para a melhoria da imagem institucional e a perpetuação do dirigente no cargo máximo da organização.
  • D abolir procedimentos mecanicistas e introduzir gradativamente elementos dos modelos de gestão mais orgânicos e menos verticalizados, para obter resultados mais rápidos, “de baixo para cima”.
  • E promover a otimização dos meios postos à consecução do interesse público em consonância com os ditames legais exigidos para o alcance dos resultados esperados pela sociedade.