Defensoria Pública da União (DPU) - Técnico - Comunicação Social - Jornalismo (2010) Questão 53

Com relação à pauta na prática jornalística, assinale a opção correta.

  • A Para respeitar o deadline, o repórter deve confiar nas orientações da pauta e centrar sua apuração nas fontes previamente identificadas e catalogadas, uma vez que outros pontos de vista e comentários podem desviar o foco da matéria.
  • B Esgota todas as possibilidades acerca de um fato jornalístico, ficando o repórter orientado sobre fontes, ângulos, ênfases e opiniões, porque é montada mediante raciocínio dedutivo, o que garante espaço para a formulação de novas hipóteses.
  • C Pode servir de guia investigativo; quando isso ocorre, não é necessário que o repórter consulte tratamentos diferentes a respeito do mesmo evento nem pesquise e relacione fatos antecedentes.
  • D É impossível seguir um fio condutor para uma investigação jornalística, portanto, não há como se estabelecer metas nem direcionar o propósito da reportagem por meio da pauta.
  • E Em vez de funcionar como um mapeamento sobre o caso em questão ou um planejamento investigativo, a pauta, por vezes, se torna tão detalhista e extensa que se apresenta como uma receita completa de como cada repórter deve conduzir a sua reportagem.