Ministério da Fazenda (MF) - Arquiteto (2013) Questão 102

Entre as exigências do usuário a respeito do desempenho de edifícios habitacionais, constam estanqueidade, conforto térmico, conforto acústico, conforto lumínico, saúde, higiene e qualidade do ar, acessibilidade, conforto tátil e antropodinâmico. A NBR 15.575/2013 refere-se ao desempenho de edifícios habitacionais de até cinco pavimentos. Além do item I, sobre assuntos gerais, a norma estabelece requisitos específicos para os seguintes sistemas: II. estruturais; III. de pisos; IV. de vedações verticais externas e internas; V. de coberturas; VI. hidrossanitários.

Avalie os comentários abaixo e assinale a opção correta.

  • A De acordo com o item II, deve-se evitar a ocorrência de algum estado limite e a consequente ruína do sistema estrutural, pois isso determina a interdição do edifício, impossibilitando a acessibilidade do usuário.
  • B Atendendo às exigências de conforto lumínico, o item III refere-se a partes dos pisos que podem gerar ruídos em edifícios multipavimentos.
  • C O item IV estabelece de que forma as janelas, por exemplo, devem atender às exigências de conforto lumínico e antropodinâmico
  • D O item V é relativo a exigências de estanqueidade e conforto térmico.
  • E O item VI estabelece os critérios de desempenho dos sistemas hidrossanitários de edifícios habitacionais para atender, entre outros, às exigências de higiene e qualidade do ar.