Polícia Civil do Estado de Piauí (PC-PI) - Perito Criminal - Farmacêutico (2018) Questão 59

As metilxantinas são substâncias derivadas das purinas ou bases púricas, que são compostos nitrogenados heterocíclicos derivados de nucleotídeos. Devido à sua biossíntese não ser derivada de aminoácidos, mas de bases púricas, alguns autores classificam as metilxantinas como pseudo-alcalóides, principalmente pela semelhança estrutural e características físico-químicas. As metilxantinas são derivados metilados da xantina. Estas substâncias são constituintes de muitas bebidas e de estimulantes não alcoólicos, preparados de maneira artesanal (caseira) ou industrializados. As metilxantinas mais abundantes no reino vegetal são: cafeína, teofilina e teobromina, no entanto, a cafeína e a teofilina são as de maior interesse farmacêutico. Sobre as metilxantinas, marque a alternativa INCORRETA.

  • A Cafeína e teofilina produzem efeitos estimulantes psicomotores.
  • B As metilxantinas atuam principalmente por antagonismo em receptores A1 e A2 de adenosina.
  • C As metilxantinas também atuam estimulando receptores β-adrenérgicos, através da inibição da fosfodiesterase, que é responsável pelo metabolismo intracelular de AMPc, levando ao seu aumento intracelular.
  • D A teofilina e a cafeína são usadas clinicamente como broncodilatadores.
  • E As metilxantinas têm as seguintes ações farmacológicas importantes, como: estimulação do SNC, diurese, estimulação do músculo cardíaco e relaxamento da musculatura lisa.

Encontre mais questões

Voltar