Questão 40 do Concurso Prefeitura Municipal de São Gonçalo do Rio Abaixo - Professor - Inglês (2017)

A teoria histórico-cultural apresenta potencial para fundamentar uma ampla gama de investigações de uma diversidade de situações ainda inexploradas. Como esta teoria concebe a educação como parte integrante do processo de desenvolvimento humano, o contexto educacional é privilegiado pelas pesquisas nela fundamentadas. São contribuições fundamentais da teoria histórico-cultural para a educação:

I. A importância da mediação social e da mediação pedagógica para que ocorra o processo de internalização das mediações culturais, o que significa que o sujeito constrói o conhecimento sozinho, e sempre necessita se apropriar dos significados atribuídos aos objetos de conhecimento pelo seu grupo cultural para se desenvolver.

II. A precedência da aprendizagem em relação ao desenvolvimento das funções psicológicas superiores, o que significa que o processo de ensino não necessita aguardar a conclusão de etapas de desenvolvimento para ocorrer, pois não é posterior a este, mas, sim, seu promotor.

III. A relevância da intervenção do professor mediador na zona de desenvolvimento proximal do aluno, o que significa que retomar ou treinar operações já conhecidas não amplia as perspectivas de desenvolvimento tanto quanto levar o aluno a trabalhar com conceitos que ainda não domina completamente.

Estão corretas as afirmativas

  • A I , II e III.
  • B I e II, apenas.
  • C I e III, apenas.
  • D II e III, apenas.