Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) - Nutricionista (2019) Questão 40

Um nutricionista atende em seu consultório um homem de 52 anos, com história de ganho de peso (15 Kg) nos últimos 2 anos. O paciente foi encaminhado pelo médico, não tem histórico de dislipidemias ou eventos coronários, mas apresenta diagnóstico atual de hipertrigliceridemia. Os exames de glicemia de jejum e glicose pós -prandial estavam dentro das faixas consideradas normais. O paciente apresentou os seguintes dados :



Nesse contexto, considere as afirmações abaixo.


I O paciente deve reduzir o consumo de gorduras (de 20 a 25% das calorias) e adequar o consumo de carboidratos, com ênfase na restrição de açúcares.

II A suplementação de ômega 3 (EPA e DHA) entre 0,5 a 1 g ao dia, pode reduzir a concentração plasmática de TG em até́ 25 a 30%.

III Recomenda-se a redução de 5-10% do peso corporal e o controle de calorias da dieta, com déficit de 500-1000 Kcal.

IV A concentração plasmática de TG é muito sensível a variações do peso corporal e a alterações na composição da dieta, particularmente quanto à qualidade e à quantidade de carboidratos e gorduras.


Com base nas orientações da Sociedade Brasileira de Cardiologia (2017), as afirmações que devem orientar a conduta desse paciente estão presentes nos itens

  • A I e II.
  • B II e IV.
  • C I e III.
  • D III e IV.

Encontre mais questões

Voltar