Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro (IF-RJ) - Engenheiro Agrônomo (2010) Questão 15

A Defesa Fitossanitária é uma prática que objetiva salvaguardar a produção agrícola dos danos provocados por pragas, doenças e plantas daninhas. Tradicionalmente, esses problemas são enfrentados com o emprego de Produtos Fitossanitários, entretanto, nos dias atuais, os Sistemas Integrados de Manejo da Produção Agrícola estão em ascensão.


A respeito do Manejo Integrado, é INCORRETO afirmar que,

  • A o limiar de dano econômico é a base principal do manejo integrado e consiste na densidade populacional do organismo nocivo na qual o benefício do manejo é igual a seu custo.
  • B o manejo integrado de pragas prevê a utilização de todos os fatores que limitem a ocorrência das pragas agrícolas, priorizando o controle químico, que deve ser realizado com o uso de produtos de modo de ação específica.
  • C são componentes do manejo integrado de pragas: diagnose ou avaliação do agroecossistema; tomada de decisão por meio de amostragens e uso de índices de tomada de decisão e seleção do(s) sistema(s) de redução populacional.
  • D o manejo de plantas daninhas é uma medida utilizada nos programas de manejo integrado de pragas e deve ser dirigido de forma a eliminar plantas que possam atuar como hospedeiras intermediárias de pragas potenciais à cultura instalada.
  • E dentre as medidas empregadas no manejo integrado de doenças, podem ser citadas: exclusão, erradicação,terapia, resistência vertical, resistência horizontal, proteção do hospedeiro e escape ou fuga.

Encontre mais questões

Voltar