Quadro Técnico do Corpo Auxiliar da Marinha (Quadro Técnico) - Psicologia (2019) Questão 57

De acordo com Cavalcanti et al (2009), a teoria da liderança situacional de Hersey e Blanchard é uma teoria contingencial cujo foco está voltado para os seguidores. Segundo essa teoria, a liderança bem-sucedida só será alcançada por meio da seleção de um estilo de liderança adequado, que depende do nível de preparo ou maturidade dos seguidores. Assim, se um subordinado apresenta um nível de maturidade moderada para alta, ou seja, possui capacidade para realizar a tarefa, mas não está disposto nem motivado a fazer o que o líder quer, é correto afirmar que o líder deve:

  • A delegar responsabilidade a ele e permitir considerável autonomia para que possa decidir como o trabalho deve ser feito (delegar).
  • B se concentrar no comportamento orientado para a tarefa e ser bastante diretivo ao determinar o papel do subordinado e estabelecer objetivos, padrões e procedimentos (determinar).
  • C dar suporte e consultar o subordinado na tomada de decisão, utilizando um estilo participativo, de apoio e não diretivo (compartilhar).
  • D dar total suporte e direcionar detalhadamente o trabalho do subordinado (envolver).
  • E adotar um comportamento diretivo, mas ao mesmo tempo deve oferecer apoio (persuadir).

Encontre mais questões

Voltar