Questão 41 do Concurso Instituto de Previdência dos Municipiários de Ribeirão Preto - São Paulo (IPM) - Analista Previdenciário - Analista de Redes e Comunicação (2018)

A ITIL está relacionada a um conjunto de melhores práticas que vem ao encontro das novas áreas de Tecnologia da Informação, habilitando o incremento da maturidade, em que é possível a demonstração do nível de qualidade de TI em que se encontra a organização. Nesse contexto, estabeleça a correta correspondência entre as colunas I, que trata dos Níveis de Maturidade dos Processos de TI e II, que trata dos tipos de Gerenciamento.

Coluna I

1. Caótico

2. Proativo

3. Reativo

4. Serviço

5. Valor

( ) Gerenciamento do nível de serviço e da capacidade.

( ) Gerenciamento dos incidentes e eventos, além do Gerenciamento do Inventário.

( ) Gerenciamento financeiro e alinhamento entre TI e o negócio, demonstrado por meio de indicadores de desempenho.

( ) Gerenciamento da performance, configuração e disponibilidade, além do Gerenciamento das mudanças e dos problemas.

( ) Gerenciamento de vários help desks, inexistência de supervisão centralizada e notificação de problemas por meio de chamadas de usuários.

De cima para baixo, a sequência correta é:

  • A 4, 3, 5, 2 e 1.
  • B 3, 5, 2, 1 e 4.
  • C 5, 2, 1, 4 e 3.
  • D 2, 1, 4, 3 e 5.
  • E 1, 4, 3, 5 e 2.