Questão 40 do Concurso Centro de Instrução e Adaptação da Aeronáutica (CIAAR) - Primeiro Tenente (2015)

A Fibrilação Atrial (FA) é uma arritmia supraventricular em que ocorre uma completa desorganização na atividade elétrica atrial, fazendo com que os átrios percam sua capacidade de contração, não gerando sístole atrial. A respeito da fibrilação atrial, informe se é verdadeiro (V) ou falso (F) o que se afirma abaixo. A seguir, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta.

( ) Obesidade, hipertensão arterial sistêmica e afecções da valva mitral são condições relacionadas ao desenvolvimento de fibrilação atrial.

( ) Pacientes com fibrilação atrial de duração maior ou igual a 48 horas ou de tempo indeterminado devem iniciar anticoagulação imediatamente na emergência com heparina intravenosa ou subcutânea, associada a anticoagulante oral, além de controlar a resposta ventricular.

( ) A cardioversão elétrica na fibrilação atrial deve ser realizada com o paciente em jejum e sob anestesia ou sedação profunda adequada, devendo ser iniciada com doses menores de energia por ser mais efetivo. 

  • A V – V – F
  • B V – F – F
  • C F – V – V
  • D V – V – V