Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (EBSERH) - Físico - Física Médica - Radiodiagnóstico (2015) Questão 40

A Radiação e a Radiação Ionizante são, respectivamente,
  • A qualquer dos processos físicos de emissão e propagação de energia, seja por intermédio de fenômenos ondulatórios, seja por meio de partículas dotadas de energia cinética. Energia que se propaga em um ponto a outro no espaço ou em um meio material. Radiação cuja energia é superior à energia de ligação dos elétrons de um átomo com o seu núcleo; radiações cuja energia é suficiente para arrancar elétrons de seus orbitais.
  • B radiação cuja energia é superior à energia de ligação dos elétrons de um átomo com o seu núcleo; radiações cuja energia é suficiente para arrancar elétrons de seus orbitais. Qualquer dos processos físicos de emissão e propagação de energia, seja por intermédio de fenômenos ondulatórios, seja por meio de partículas dotadas de energia cinética. Energia que se propaga de um ponto a outro no espaço ou em um meio material.
  • C qualquer dos processos físicos de emissão e propagação de luz, seja por intermédio de fenômenos ondulatórios, seja por meio de partículas dotadas de energia cinética. Energia que se propaga de um ponto a outro no espaço. Radiação cuja energia é inferior à energia de ligação dos elétrons de um átomo com o seu núcleo; radiações cuja energia é suficiente para arrancar elétrons de seus orbitais.
  • D qualquer dos processos físicos de propagação de energia, seja por intermédio de fenômenos ondulatórios, seja por meio de partículas dotadas de energia cinética. Energia que se propaga de um ponto a outro em um meio material.” “Radiação cuja energia é superior à energia de ligação dos elétrons de um átomo com o seu núcleo; radiações cuja energia é suficiente para ceder elétrons a seus orbitais.”
  • E qualquer dos processos físicos de absorção de energia, seja por intermédio de fenômenos ondulatórios, seja por meio de partículas dotadas de energia cinética. Energia que se propaga de um ponto a outro no espaço ou num meio material. Radiação cuja energia é igual à energia de ligação dos elétrons de um átomo com o seu núcleo; radiações cuja energia é suficiente para excitar elétrons de seus orbitais.

Encontre mais questões

Voltar