Polícia Militar do Estado do Paraná (PM-PR) - Soldado Bombeiro Militar (2013) Questão 27

Rios, lagos e mares podem apresentar riscos à população em geral e/ou aos pescadores e banhistas. Sobre o tema, assinale a alternativa INCORRETA.
  • A Nos rios, a correnteza é, em princípio, menor junto às margens, devido ao atrito com a própria margem e maior no meio do rio; esse é um fator que leva à ocorrência de afogamentos, pois as águas são mansas nas bordas do canal, mas a pessoa acaba sendo arrastada pela velocidade da corrente, no meio do canal.
  • B Nas áreas de forte declividade, mesmo sob fortes temporais, o rio não altera a sua vazão, porque o escoamento é eficiente; já, nas áreas planas, a enchente pode atingir os pescadores e banhistas. É por esse motivo que não há risco aos banhistas nas cachoeiras, quando sobrevém uma forte chuva.
  • C Os redemoinhos, que se formam devido a irregularidades no canal do rio ou por motivos hidrodinâmicos diversos, tendem a “sugar” a pessoa para baixo, para o fundo do rio
  • D Nos lagos, as depressões do fundo, a acumulação de sedimentos ali depositados, às vezes em grande espessura, e a presença de vegetação viva ou morta, onde as pessoas possam ficar enroscadas, são fatores de risco de afogamento.
  • E No litoral do Paraná, banhistas podem ficar “ilhados” em locais aos quais chegaram nas primeiras horas da manhã, durante a maré baixa, pois não conseguem fazer o caminho de volta, durante a maré alta. Devem, portanto, aguardar a próxima maré baixa que ocorrerá, basicamente, no final da tarde, cerca de seis horas depois de a maré alta ter atingido o seu máximo valor.

Encontre mais questões

Voltar