Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro (IF-RJ) - Pedagogo (2010) Questão 26

Hernández e Ventura (1998) apresentam a ideia de globalização como fundamento teórico para o desenvolvimento dos projetos de trabalho.

Para esses autores, a globalização

  • A pretende oferecer aos estudantes uma visão integrada do tema que se aborda, com o objetivo de que captem a relação entre as diferentes disciplinas para que, assim, tenham um acesso mais rico e direto à realidade dos problemas.
  • B está centrada no docente, já que é este quem toma as decisões sobre a conexão que se pode estabelecer entre os conteúdos das diferentes matérias, e é quem determina os enunciados ou os diferentes sentidos que elas possam adotar.
  • C parte da crença de que o aluno possa estabelecer conexões pelo simples fato de serem evidenciadas pelo professor, e que o somatório de aproximações a um tema permita, por si próprio, resolver os problemas de conhecimento de uma forma integrada e relacional.
  • D é apresentada como uma tentativa de organização da informação, dos conhecimentos escolares, partindo de uma visão disciplinar que tenta se centralizar em alguns temas contemplados, a partir de múltiplos ângulos e métodos.
  • E fundamenta-se nas referências apresentadas pela proposta construtivista da aprendizagem e no desenvolvimento de um ensino para a compreensão baseada no estabelecimento de relações estruturais e críticas entre as diferentes fontes de informação que aporta e recebe o estudante.

Encontre mais questões

Voltar