Polícia Civil do Estado de Piauí (PC-PI) - Engenheiro Civil (2018) Questão 43

Devido à existência de manifestações patológicas em ambientes sanitários, um engenheiro foi contratado para emissão de um laudo técnico quanto à recuperação dos ambientes. Em vistoria realizada, verificaram-se: escorrimento de água no tubo de ventilação de alguns banheiros; formação de bolor no forro falso, que apresentavam, em algumas unidades, furos; diferentes materiais foram utilizados na execução da rede de esgotos: tubo de ventilação em PVC, ramais em ferro galvanizado, caixa sinfonada em cobre e tubo de queda em ferro fundido; além do rejuntamento mal executado entre ralo e placas do piso (de grande dimensão). Os projetos de instalações do primeiro pavimento não foram disponibilizados durante o levantamento de dados, quando se observou o fenômeno de retorno da espuma nas instalações na área de serviço e cozinha. Soube-se que outras intervenções objetivando atuar nas tubulações de esgoto e água fria já haviam sido realizadas.
Diante do exposto, qual das afirmações abaixo NÃO apresenta relação com os dados e informações apresentadas?

  • A O retorno de espuma no primeiro pavimento pode ser devido a falhas de projeto de instalações, considerando o fenômeno de sobre pressão positiva.
  • B O mau estado de algumas peças de ferro e cobre pode ser oriundo do surgimento de diferenças de potencial entre os diferentes materiais utilizados na rede de esgoto, principalmente entre ferro e cobre, que tende a provocar corrosão.
  • C Como conduta foi recomendado a troca dos componentes de sistema de esgoto para PVC, exceto dos que se encontravam em bom estado.
  • D As manifestações ocorridas nos forros falsos pode ser devido à deficiência de ventilação, o vapor liberado, quando do uso do banheiro, percorre o teto, entra em contato com elementos de menor temperatura e se condensa, inexistindo ventilação direta, o problema se agrava.
  • E Para ser preciso no problema do primeiro pavimento, foi indicado a reprojeção e reconstrução do sistema de esgotamento sanitário do mesmo.

Encontre mais questões

Voltar