Polícia Civil do Estado de Piauí (PC-PI) - Engenheiro Civil (2018) Questão 10

Os riscos da democracia
O mau humor do Brasil

O que revelou a Pnad Contínua divulgada em 17 de maio? Um formidável desperdíciodo mais importante fator de produção de qualquer sociedade: quase 28 milhões de trabalhadoressubocupados, distribuídos conforme descrito no quadro. (...)



Trata-se do criminoso desperdício do mais importante fator de produção de qualquersociedade. Lembremos que esta só pode consumir o que ela mesma produziu. Os cidadãos sópodem consumir o que desejam se eles forem alocados à produção desses mesmos bens e serviçosatravés de um sistema de informação gerado pelos "mercados".
O homem não os inventou. Foram descobertos em tempos imemoriais pelo aumento daprodutividade gerada pela divisão do trabalho. A consagração da propriedade privada (que não é umdireito natural) e o aperfeiçoamento dos "mercados" pelos economistas ao longo do tempoproduziram o que chamamos de "capitalismo". Ele, com todos os seus inconvenientes, foi o maisimportante fator do enorme desenvolvimento social e econômico dos últimos três séculos.
Os fatos são estes. Temos disponível pelo menos 12% da nossa força de trabalho. Sesoubermos empregá-la com um aumento da demanda global sem apelar para as despesas públicas,teremos o início da volta do desenvolvimento. (...).

(https://www.cartacapital.com.br/revista/1005/magica-nao-vale - por Delfim Netto — publicado 31/05/2018 00h10, última modificação 29/05/2018 17h40 – Acessoem: 11.5.2018)


Possui o mesmo status sintático que “os”, em O homem não os inventou, o termo marcado em:

  • A Trata-se do criminoso desperdício do mais importante fator de produção de qualquer sociedade.
  • B Lembremos que esta só pode consumir o que ela mesma produziu.
  • C Os cidadãos só podem consumir o que desejam se eles forem alocados à produção desses mesmos bens e serviços...
  • D Se soubermos empregá-la com um aumento da demanda global sem apelar para as despesas públicas,...
  • E Ele, com todos os seus inconvenientes,...

Encontre mais questões

Voltar