Questão 11 do Concurso Prefeitura Municipal de Chã Preta - Técnico - enfermagem - COPEVE-UFAL (2015)

Universitário que lê sem entender
Pesquisa no Canadá mostra que os leitores fluentes têm dificuldade de compreensão elementar

Os canadenses descobriram que até nas universidades prolifera um tipo de leitor: o que lê bem e não entende. Estudo com 400 alunos da Universidade de Alberta mostrou um déficit de compreensão não detectado em 5% de toda a população. São pessoas que quando investem numa leitura, esquecem o significado específico de uma passagem. Fazem uma generalização, que se fixa na memória de curto prazo (capacidade de armazenar informação para processamento imediato) e, ao se concluir a leitura, esquecem o que estava dito no 1º parágrafo, por exemplo. Manter e executar muitas instruções em série é um sacrifício para elas, pois o hábito de leitura as fez assim. Tais pessoas podem passar despercebidas em testes de precisão de leitura, se tais sondagens se limitarem a identificar dificuldades rudimentares de leitura. Para os pesquisadores, é útil a esse leitor escrever a ideia principal de cada parágrafo ao lê-lo. E adquirir o hábito de ler textos variados, que não sejam de uma única especialidade.
REVISTA LÍNGUA. Ano 7. n. 78. abr 2012.


Dados os fragmentos transcritos do texto,
I. "Pesquisa no Canadá mostra que os leitores..."
II. "Os canadenses descobriram que até nas universidades prolifera..."
III. " ...prolifera um tipo de leitor: o que lê bem..."
IV. "E adquirir o hábito de ler textos variados, que não sejam..."
verifica-se que apresentam idêntica classificação ao vocábulo "que" presente no  Título: "Universitário que lê sem entender", apenas 

  • A I e II.
  • B II e IV.
  • C III e IV.
  • D I, II e III.
  • E I, III e IV.